Blog

CATEGORIAS
ARQUIVOS

5 experiências gastronômicas imperdíveis no Canadá

data do post 08/03/2021 autor do post Oaks Burritos categoria do post gastronomia

Escrito por: Tatiana Reckziegel

 

Fico feliz que você me deu um voto de confiança e clicou pra ler este texto. Como apreciadora de boa comida que sou, sei que o Canadá não está na bucket list de ninguém quando se trata de destinos gastronômicos. Mas, desde que visitei o país em 2019, minha missão é pregar a palavra dos inesperados deleites culinários canadenses. É inevitável, eu juro. Vou te provar com este top 5 que a terra de Justin Trudeau é uma grande injustiçada.

 

1 – Coma um bagel quentinho do St-Viateur 

Acredite, uma das maiores rivalidades entre Estados Unidos e Canadá é pelo título de melhor bagel. Talvez você nem conheça essa belezura a que me refiro. Afinal, por aqui, não é comum encontrar esse pão redondinho de massa densa que leva um furo no meio, tipo um donut. O bagel é típico da comunidade judaica e se popularizou em Nova York. Por lá, as delis e bagel shops são verdadeiros patrimônios culturais.

E quem tem coragem de competir com NYC? A maravilhosa Montreal! Minha cidade preferida da viagem é famosa por seus bagels, em especial da St-Viateur. Já comi os exemplares nova-iorquinos e tenho propriedade pra dizer que os de Montreal são estupendamente melhores. Um dos segredos (dizem que são muitos) é que na St-Viateur os bagels são sempre recém-saídos do forno. 

Não sei vocês, mas pão quentinho arrebata meu coração sem muito esforço ou acompanhamento. Se por um lado, em Nova York é comum fazerem sanduíches dos mais variados com o bagel. Em Montreal, o costume é pegar um potinho de cream cheese ou manteiga e ir “chuchando”. Difícil é fazer isso tudo enquanto caminha pela cidade e segura um café com a outra mão. Vale a pena o equilibrismo, eu garanto.

 

2 – Explore os cafés além do Tim Hortons 

Nada contra o ícone nacional Tim Hortons. O equivalente canadense ao Starbucks é uma mão na roda pra qualquer viajante. A cafeteria está por todo lado. Se você se aventurar pelas estradas, vai encontrar um zilhão de Tim Hortons no caminho. Pare, pegue um café, um donut ou alguns timbits e siga para o seu destino mais feliz. Dito isso, nem só de grandes copos de café barato vive uma nação.

Café é coisa séria aqui em casa. Por isso, todo roteiro de viagem começa com uma minuciosa lista de cafeterias a serem visitadas. E preciso confessar que me surpreendi pra caramba. Não só tomamos xícaras incríveis, mas também encontramos muitas microtorrefações independentes fazendo um trabalho excelente. Separei, então, alguns lugares que recomendo se você é um apreciador de cafés especiais ou mesmo um amante das paradinhas estratégicas entre um ponto turístico e outro. 

  • Fika Café: inspirada nos cafés suecos, a Fika está no coração de uma das partes mais imperdíveis de Toronto, o Kensington Market. Além dos cafés maravilhosos, eles têm a parede mais instagramável da vida, toda coberta por livros.
  • Boxcar Social: fomos na Boxcar Social que fica pertinho da orla de Toronto, mas sei que existem outras pela cidade. Se não estiver congelante, faça um favor a si mesmo e curta seu café do lado de fora, admirando a água.
  • Dispatch Coffee: com três unidades em Montreal, a dica perfeita é passar na Dispatch próxima ao bairro Mile End e harmonizar o seu café com aquele bagel da St-Viateur. Pra mim, não existe algo que tenha mais o sabor de Montreal que esse combo.
  • Crew Collective: não bastasse ser a cafeteria mais linda do mundo (eleita por mim mesma), eles têm cafés e comidinhas impecáveis. A Crew Collective ocupa o térreo de um prédio imponente que costumava ser um banco de Montreal e é a minha preferida dessa lista.
  • Saint-Henri: dobradinha de sucesso, a Saint-Henri tem unidades em Quebec e Montreal super bem localizadas. É provável que você esbarre em uma delas. Por favor, entre e aproveite. Eles mandam bem tanto nos espressos quanto nos passados.
  • Cantook: de todas as recomendações, a Cantook me parece a mais local. O atendimento simpático é um dos pontos altos dessa cafeteria de Quebec. Curta um café com croissant de amêndoas nas cadeiras muskoka na rua e sinta-se um verdadeiro québécois.

                 

 

3 – Prove o famoso poutine

Um país que tem batata frita como comida típica merece todo nosso respeito. Poutine é um prato não muito fotogênico que leva batata, queijo, alguma carne e molho. Seguindo essa estrutura, as variações são infinitas. A receita é originária da região de Quebec, mas você encontra facilmente em restaurantes pelo Canadá inteiro.

Fui provar meio receosa de que aquilo fosse uma imensa gororoba. Não podia estar mais enganada. Mesmo que o visual seja bagunçado, o sabor é incrível e qualquer amante de batatas fritas deve amar também. No Poutineville, restaurante de Quebec com unidades em outras cidades, você pode montar o seu próprio poutine. Acho a experiência ideal pra quem nunca comeu o prato. 

Lá, você escolhe o tamanho, tipo de batata, quais queijos, se quer vegetais ou carnes e a variedade do molho que vai unir tudo isso. Eleja seus preferidos, mas saiba que a batata doce canadense é um espetáculo e o queijo clássico do poutine é o cheese curd, uma espécie de queijo coalho em pedacinhos.

                   

4 – Experimente o melhor da culinária asiática

Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo e a gastronomia da metrópole celebra isso lindamente. Comida grega, mexicana, polonesa, tem de tudo e em abundância. Mas meu destaque vai mesmo para a culinária asiática. Afinal, alguns dos melhores e mais disputados restaurantes da cidade têm essa influência em comum. 

Se você for a Toronto e resolver me dar só uma chance de interferir no seu roteiro, tem que ser essa. Vá ao Ramen Isshin, mas vá cedo, vá com tempo e, principalmente, vá com muita fome. Porque as filas são longas e, quando você começar, vai querer provar tudo que seu volume estomacal permitir. Prove o gyoza, o takoyaki e por nada nesse mundo saia de lá sem comer um rámen.

Falar do meu encontro com essa tigela fumegante sempre me traz saudade. Foi o melhor prato de toda a viagem e um dos melhores da minha vida, fácil. Algum desavisado pode pensar “é só sopa”. Sabe de nada. O caldo tem uma enorme complexidade de sabor e tudo mais que está lá complementa com perfeição. Vai por mim.

 

5 – Faça um piquenique no Mont Royal

Mercados públicos são dos meus lugares favoritos em qualquer cidade. Por isso, meu piquenique ideal em Montreal começa no Marché Jean-Talon. Em funcionamento desde 1933, o mercado tem uma ótima variedade de produtos frescos e deixa evidente a influência francesa na região. Nosso plano foi selecionar frutas da estação, pães e fechar com alguns queijos. Não deixe de passar na La Fromagerie Hamel, uma queijaria centenária que fica ao lado do mercado e conta com uma seleção pra ninguém botar defeito. Rangos garantidos, fomos para o Mont Royal.

Montreal tem esse nome em homenagem ao Monte Real (em francês, Mont Royal), uma montanha verde que você avista de quase qualquer canto da cidade. Meu tipo favorito de lugar, ele é parada obrigatória para turistas e segue sendo um queridinho dos locais. Vá com energia. O monte tem muitos espaços perfeitos pra esticar a tua toalha e aproveitar. Mas, se seu corpinho der conta, recomendo fortemente subir até o topo. A vista é incrível.

Escrevi tudo isso e me dei conta que esta é uma experiência gastronômica imperdível somente em alguns meses do ano. Tivemos a sorte de um agosto de muito sol e temperaturas amenas na nossa passada por Montreal. Em outras épocas, esse piquenique vai parecer a ideia mais absurda que você já leu. Neste caso, troque tudo isso por um esqui e divirta-se.

 

                 

LEIA TAMBÉM

Voluntariado no Nepal: experiências e aprendizados

Escrito por: Roberto Teixeira Recém-formados nas áreas de engenharia civil e arquitetura, eu, Luiz e Gabriel sentíamos muita vontade de usar os conhecimentos adquiridos na faculdade para contribuir de alguma forma para um mundo melhor. Com esse sentimento, começamos a pesquisar ONGs que facilitassem o trabalho voluntário relacionado à construção civil. Encontramos a Build Abroad […]

Mochilão do Surf na Indonésia – Parte 2: Mentawai

A ansiedade para chegar às ilhas Mentawai era grande. Seriam 10 dias navegando pelas ilhas e surfando as melhores ondas. Chegando em Padang, ficamos aguardando na pousada até o tempo melhorar para realizarmos a travessia marítima. Ela foi adiada cerca de três vezes devido às más condições climáticas. Cerca de dois dias antes, o barco […]

O fim e o começo (parte 10)

Hoje, o burrito é a comida mais popular dos Estados Unidos. Supera até o famoso e fortíssimo hambúrguer. Essa tortilla enrolada que contém ótimos ingredientes dentro quebrou barreiras inimagináveis.  Nós partimos para a Califórnia com a missão de fazer uma épica The Burrito Search. Queríamos entender esse produto como um surfista entende a onda, saber […]

OAK'S CALIFORNIA BURRITOS

em sua casa

Cliente do RS, faça seu pedido diretamente através do nosso delivery.
Pedir agora
Em SP e RJ, descubra nossas delícias e veja a que mais combina com você e peça diretamente do app.
Pedir agora
A gente tem a entrega programada (catering)
Pedir agora